PRAGAS URBANAS
FALE COM A GENTE
SOLICITE UMA INSPEÇÃO

FORMIGAS

As formigas são insetos sociais que vivem juntos em colônias, distribuídas por todos os continentes com exceção dos pólos. Algumas formigas são muito comuns nos hospitais brasileiros, podendo carregar vários tipos de bactérias. Elas vivem exclusivamente em colônias e a vida em sociedade possibilita o cuidado cooperativo com a prole e a divisão de trabalho.

As formigas são responsáveis por uma parcela significativa da reciclagem de nutrientes e aeração das camadas superficiais do solo e algumas espécies mantêm associações simbióticas com plantas, protegendo-as contra a ação de herbívoros, em troca de alimentos (em geral néctar). No entanto elas podem ser um agravo para a saúde, podendo carregar vários tipos de bactérias, pois estão constantemente em busca de alimento, passando muitas vezes em locais impróprios (lixos, ralos, ferimentos de pacientes, etc.) e depois entrando em contato com alimento humano. Outras formigas se defendem através de um aparelho inoculador de veneno, podendo provocar reações alérgicas cuja gravidade depende da sensibilidade do indivíduo, local e número de ferroadas.

Elas podem ser de vários tipos:

  • Lava-pé: pica e faz ninhos na terra (gramados e jardins);
  • Fantasma: tem pernas e corpo esbranquiçados, são muito comuns em residências e hospitais;
  • Carpinteira: geralmente fazem ninhos em madeiras em decomposição, mas pode se alojarem em equipamentos eletro-eletrônicos, causando grandes prejuízos;
  • Saúvas e quenquéns: cortam folhas e cultivam fungos, dos quais dependem exclusivamente para se alimentar.

Dica: Não use inseticida em spray. Ao invés de exterminá-las, o produto fragmenta as colônias e favorece a criação de mais ninhos na casa.

Você tem Problemas com Pragas Urbanas?

ENTRE EM CONTATO AGORA CONOSCO.

ENVIE UMA MENSAGEM!